Home Destaque fixo Sabesp apresenta metas do PPR e novo Plano de Carreira; Sintaema comenta as...

Sabesp apresenta metas do PPR e novo Plano de Carreira; Sintaema comenta as propostas e cobra resposta sobre falta d’água

O Sintaema participou nesta sexta (14) de mais uma reunião com a Sabesp para discutir o balanço de cumprimento das metas do PPR 2025, que será pago em 2026, e as próximas etapas do Novo Plano de Carreira.

Mais uma vez, o sindicato atuou com firmeza para barrar violações, denunciar problemas estruturais e garantir que nenhum direito da categoria seja atropelado.

“Nossa posição permanece inalterada: acompanhamento permanente da pauta, defesa intransigente da categoria e enfrentamento a qualquer ataque”, reafirma a direção.

Leia também – Sabesp | Sintaema esclarece sobre descontos no adiantamento

PPR 2025

A Sabesp apresentou o panorama atualizado das metas do PPR e informou que apenas um indicador não deve ser cumprido: o IRFA – Índice de Reclamações por Falta de Água.

“Para nós a informação não é novidade. A gestão privada, de olho no lucro, carregou a mão em ações que impactam diretamente na vida da população, como é o caso da gestão noturna”, frisa a direação do Sindicato.

A própria empresa reconhece que a explosão das ocorrências  e o Sindicato lembrou que todas essas ocorrências tem relação direta com falhas operacionais e estratégias de gestão que precisam ser revistas.

Mesmo com esses problemas, a previsão apresentada é de que o PPR a ser pago em 2026 deve superar a marca dos 100%.

O Sintaema questionou duramente a Sabesp sobre:

  • Aumento das faltas d’água e a ausência de soluções robustas;
  • Os impactos da gestão noturna, que tem deixado bairros até 16 horas sem abastecimento;
  • A necessidade de ajustar metas à realidade da crise climática e à centralidade da água como direito e não como ativo econômico;
  • O papel e a responsabilidade das empreiteiras, cuja má execução tem prejudicado indicadores e a qualidade do serviço.

O sindicato reforçou que continuará fiscalizando a prestação de serviços, cobrando soluções imediatas e defendendo o direito da população e dos trabalhadores.

PPR 2025Sind- Resultados até set25

Novo Plano de Carreira: falta de diálogo e processo de enquadramento tratado como “caixinha de surpresa”

A Sabesp informou que todos os trabalhadores e trabalhadoras foram avaliados no processo de enquadramento do De-Para. Segundo o que foi apresentado, houve cerca de 2 mil casos em que o enquadramento não foi automático — envolvendo trabalhadores que foram direcionados para cargos superiores ou funções específicas relacionadas à atividade desempenhada.

Veja também – Você sabia que o Sintaema tem um canal permanente e seguro para denúncias?

De acordo com a empresa, 90% desses casos já foram concluídos e 10% ainda estão em análise.

Após a exposição, o Sintaema questionou de forma contundente a falta de diálogo com a categoria em um processo que altera profundamente a vida funcional de milhares de pessoas. “O sindicato percorreu diversas áreas, conversou com equipes e constatou que essas informações não foram debatidas previamente com os trabalhadores, tampouco houve espaço para participação ou questionamentos”, enfatizou a direção.

O Sindicato ainda criticou: “A partir de 17 de novembro, cada trabalhador vai abrir o sistema para descobrir onde foi enquadrado. É inadmissível que um processo dessa magnitude seja conduzido como uma verdadeira ‘caixinha de surpresa’. Não houve envolvimento dos trabalhadores em nenhuma etapa. A postura da empresa foi totalmente vertical, gerencial, de cima para baixo”.

O Sintaema seguirá cobrando transparência, revisão de equívocos e garantia de que nenhum trabalhador ou trabalhadora será prejudicado nesse processo.

Adicionais e desvio de função

Com base na experiência de luta e nas distorções que o Sintaema acompanha na base, o sindicato cobrou:

  • Garantia de insalubridade e periculosidade para quem permanece em funções com exposição a risco — a empresa assegurou que não haverá perdas;
  • Solução para casos de desvio de função — a Sabesp afirmou que analisará e corrigirá casos listados pelo sindicato.

O Sintaema destacaou que seguirá acompanhando cada situação individualmente.

De-Para: Conheça a nova estrutura de cargos apresentada pela Sabesp

Sintaema segue firme e vigilante

O Sintaema continuará atuando de forma incansável para garantir transparência, corrigir injustiças, proteger direitos e impedir retrocessos.

Nosso compromisso é com cada trabalhador e trabalhadora da Sabesp, e nenhuma mudança passará sem a fiscalização, a luta e a resistência do sindicato.