Dando continuidade ao trabalho da Comissão de Saúde formada pelas entidades para melhorias no plano de saúde, foi realizada uma reunião virtual na tarde de hoje com representantes da Sabesp e com o atuário que apresentou estudos para iniciar a formatação de uma proposta.
Foram apresentadas várias planilhas demonstrativas de valores e simulações para que se possa iniciar um desenho, o atuário explicou as despesas, receitas e impactos de propostas no sentido de manter o plano viável e com melhorias.
O objetivo é que ao final dos estudos seja apresentada uma proposta que contemple a diminuição dos percentuais dos valores da coparticipação dos trabalhadores, aumento no número de limite de consultas e exames, inclusive para familiares, aumento da rede credenciada e isenção de exames preventivos, como Ler e Dort, como exemplos.
O Sintaema enfatizou que atualmente a coparticipação consome muito do salário dos trabalhadores, por isso seria importante que também sejam feitos estudos por faixa salarial, que se tenha uma atenção especial nesta questão que afeta o trabalhador.
Outra questão colocada pelo Sintaema para se levar em conta é que em algumas regiões há uma oferta grande de hospitais, por exemplo, e em outras quase não há, principalmente em municípios menores, então é preciso um enfoque nesta questão também para incluir nos estudos.
Várias idéias e sugestões foram expostas, e na próxima reunião, pré-agendada para 26 de março, o atuário trará mais estudos aprofundados e baseados nas colocações feitas pela comissão.
Juntos na luta, juntos na saúde!