O Sintaema, representado pelo seu presidente e pela diretoria do Interior, se reuniu virtualmente ontem (20) com representantes da Sabesp para tratar do Plantão à Distância.
A reunião foi para pleitear uniformidade nos pagamentos de 1/3 de horas em todos os plantões à distância executados pelos trabalhadores, em conformidade com a legislação.
Ocorre que em diversos lugares os trabalhadores operacionais, encarregados, gerentes, são chamados pela empresa para ficarem de sobreaviso para eventuais ocorrências em finais de semana (o dia todo) e pós-horário normal de trabalho em todos os dias da semana.
Desta forma, os trabalhadores ficam à disposição da Sabesp na maioria dos casos sem receber pagamentos remuneratórios extras previstos pela legislação: artigo 244 da CLT e a Súmula Vinculante 428 do Tribunal Superior do Trabalho.
Foram discutidas diversas situações em que o Sintaema identificou arbitrariedades no pagamento (ou não pagamento) em todo o Interior do Estado, onde trabalhadores são colocados nestas condições e não recebem seus direitos por tais serviços previstos em lei.
Por parte da Sabesp ficou estabelecido que os lugares que ocorrem essas situações e que não está tendo o pagamento serão identificados.
Uma nova reunião será marcada para outubro para que a Sabesp traga uma resposta ao Sintaema e fique em conformidade com a legislação e com os trabalhadores.
Estamos de Olho, a luta continua!