Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Sabesp – Estrutura tarifária em pauta

Sabesp – Estrutura tarifária em pauta

O Sintaema participou do Simpósio da Estruturação Tarifária da Sabesp, no dia 10 de outubro, na Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social, em São Paulo.

O objetivo do Simpósio é fazer estudos profundos sobre a revisão tarifária, que ocorre a cada quatro anos, verificando-se que toda alteração da estrutura precisa ser feita com cautela e previsões que assegurem a receita requerida para preservar a saúde financeira das empresas e a devida prestação de serviços para a população.

Nesse primeiro painel foram abordados o processo de definição das tarifas, o nível e a estrutura tarifária, os conceitos das revisões e reajustes da tarifa, o modelo adotado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado – Arsesp, bem como os modelos adotados em outras agências nacionais ou internacionais.

O simpósio mostrou ainda as diversas formas de subsídio cruzado e os diferentes modelos de tarifas usados no Brasil e em outros países, inclusive a tarifa social. Foi destacada também a importância das agências reguladoras na viabilização de políticas públicas e em sua capacidade de contribuir para o avanço de propostas para o setor de saneamento.

Participaram como palestrantes representantes da Arsesp, da Sabesp, do Banco Mundial e da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR.

O Simpósio ainda terá mais três encontros nos quais o Sintaema, como representante dos trabalhadores do saneamento participará.

Estamos juntos!