Ministério Público dá prazo para Sabesp apresentar solução
Procuradora do Trabalho deu prazo para que a empresa apresente uma proposta para equacionar os problemas de plantões de final de semana e reiterou pleito do sindicato em relação à abertura de concurso público.
O Sintaema esteve em audiência com a Sabesp no dia 9 de maio no Ministério Público do Trabalho para pedir o reconhecimento do turno ininterrupto de várias áreas e enquadramento na escala 4x2x4, visto que muitos trabalhadores estão sendo penalizados face aos novos procedimentos da Sabesp sobre os plantões.
O Sintaema e companheiros e companheiras representando os polos da Região Metropolitana expuseram os problemas que estão ocorrendo nas áreas: muitos trabalhadores não conseguem ficar um final de semana sem trabalhar, não há trabalhadores o suficiente e a empresa extrapola a jornada dos que estão nas escalas.
Frente à ausência de uma proposta por parte da Sabesp, a procuradora deu um prazo de 35 dias para que a empresa apresente a adequação da jornada e cobrou uma iniciativa da empresa em reivindicar junto ao governo estadual a abertura de concurso público, uma vez que as adequações serão paliativas devido ao quadro defasado, o ideal é a efetiva contratação.
Paralelo a isso, a Sabesp se comprometeu a realizar uma reunião específica sobre esta questão, e a data será agendada na 1ª negociação entre o Sintaema e a Sabesp, no próximo dia 11.