Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Perigo à vista | Hora de defender Sabesp para todos

Perigo à vista | Hora de defender Sabesp para todos

Sabesp avisou o mercado sobre reestruturação do seu capital, o que dá margem para confirmar o objetivo do governo estadual de privatizar a empresa

Por meio de Fato Relevante publicado ontem (29), a Sabesp avisou aos seus acionistas e ao mercado que vai contratar uma consultoria, a International Finance Corporation – IFC, para avaliar alternativas de reestruturação do capital da empresa, o que apenas ratifica a intenção da Sabesp em acelerar os estudos para a possível privatização da empresa.

A decisão da contratação para esses estudos foi aprovada por unanimidade em reunião no mesmo dia pelo Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização e atende a instrução da Comissão de Valores Mobiliários. De acordo com a publicação, a cada etapa relevante o IFC avisará o Conselho para que o mesmo avalie e dê prosseguimentos.

Fórum das entidades se reuniu com a Sabesp um dia antes, mas representantes da empresa não comentaram sobre o que viria no dia seguinte

Na terça-feira desta semana, curiosamente um dia antes da publicação do fato relevante, o Fórum das entidades se reuniu com a Sabesp para reiterar o pleito de não politização da Sabesprev e insistiu em saber se a empresa seria ou não privatizada, mas não obteve resposta.

O fato relevante publicado apenas ratifica nossa desconfiança de que a Sabesp é a bola da vez nas privatizações. O Fórum das Entidades, do qual o Sintaema faz parte, publicou o manifesto “Simbolismo e Obsessão na privatização da Sabesp” no qual expõe a luta contínua das entidades em defesa da Sabesp pública, e também entregou o documento em mãos a todos os deputados estaduais.

Agora o Fórum das Entidades, do qual o Sintaema é parte atuante, continuará a formar uma frente ampla e estratégica junto aos prefeitos, vereadores e a população das cidades, conscientizando-os da importância de se manter a Sabesp pública, inclusive pela política inclusiva do subsídio cruzado.

A luta vai continuar cada vez mais acirrada, não vamos desistir de ir contra a venda da maior empresa pública de saneamento da América Latina, a nossa Sabesp, e de defender seus valorosos trabalhadores e trabalhadoras.

Todos juntos contra a privatização da nossa Sabesp!