Sabesp – Campanha salarial 2021 | Com importantes avanços, trabalhadores aprovam o acordo coletivo!

Publicado em 29/04/2021

Tamanho da fonte:

Reunidos em assembleia virtual nesta noite, os trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp aprovaram por ampla maioria a proposta concluída pela empresa na 4ª rodada de negociação com o Sintaema. 

Na reunião de hoje a empresa confirmou a manutenção dos itens apresentados nas negociações anteriores, apresentou a proposta econômica, e atualizou itens apresentados na última reunião, como a previsão da implantação da lavagem dos uniformes a partir de novembro deste ano, a continuação das reuniões da Comissão do Teletrabalho para melhorias nas condições de trabalho dos que estão em casa e ampliação da modalidade em toda a empresa, bem como o informe de que vai colaborar na eleição do representante sindical para o Conselho de Administração, já com uma reunião para início dos trâmites da eleição em 7 de maio. 

Confira o conjunto da proposta da empresa negociada com o sindicato e aprovada em assembleia a ser aplicada a partir de 1º de maio 

-Reconhecimento da data-base em 01/05/2021; 

– Manutenção de todas as cláusulas sociais e sindicais; 

-Reajuste salarial e nos benefícios pelo IPC-Fipe ainda a ser divulgado, mas já estimado em acima de 7%;  

– Garantia no Emprego de 98%; 

-Adicional de Turno e Escala de Revezamento; 

– Adicionais de Insalubridade e Periculosidade; 

-Horas-extras a 100%; 

-Melhorias nos planos de saúde; 

– Implantação do PPP digital; 

– Lavagem e desinfecção de uniformes; 

– Teletrabalho – disponibilização de cadeira já utilizada pelo empregado na Sabesp e compromisso de melhorias nas condições de trabalho. 

“Dentro deste cenário de inseguranças devido à pandemia, à crise econômica e a ameaça de privatização, considero a proposta aceitável, principalmente porque conseguimos a garantia no emprego e a manutenção do acordo coletivo sem nenhum direito a menos, além da reposição salarial e avanços em pontos importantes, como no plano de saúde”, ponderou o presidente do Sintaema, José Faggian. 

Plano de Saúde 

As significativas melhorias nos planos de saúde também pesaram fortemente na aceitação da proposta, já que são bastante favoráveis aos trabalhadores, principalmente frente à pandemia da Covid-19 e que já serão implantadas partir de 1º de maio. 

Durante a reunião com a empresa, o Sintaema reivindicou, por meio da Comissão de Saúde, zerar a coparticipação de trabalhadores que tiveram casos graves da Covid e que, portanto, precisarão realizar muitos exames, terapias e tratamentos para conseguirem se recuperar.  

A Sabesp reconheceu a importância desta iniciativa e disse que fará os devidos cálculos para analisar a possibilidade de atender a este importante reivindicação junto à comissão de saúde na segunda semana de maio. 

Sobre a vacinação dos trabalhadores, a Sabesp informou que ainda não tem uma resposta do governo, mas que continua fazendo movimentos nesse sentido.  

Reivindicações atendidas  

Outro ponto ressaltado pelo Sintaema foi o atendimento a reivindicações históricas do sindicato, como a lavagem e desinfecção dos uniformes feitos pela empresa e a eleição do representante sindical no Conselho de Administração da Sabesp, importantes pleitos que enfim foram contemplados. 

O presidente do Sintaema, José Faggian, lamentou as 400 mil mortes no país e dos companheiros e companheiras da Sabesp pelo vírus, por isso a principal debate reivindicação nesta campanha é a proteção da vida dos trabalhadores. 

“Agora vamos continuar na luta pela vacinação da categoria. Esse é o pleito mais importante de todos”, finalizou o presidente.  

Parabéns a todos, a luta continua! Vacina Já! 

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo