Em assembleia nesta terça (30), os trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp discutiram os rumos da campanha salarial, avaliaram a negociação até o momento e discutiram a estratégia de ação para essa semana contra o PL 163/2024, que facilita o processo de privatização da Sabesp.
Veja também – População de São Paulo diz não à privatização da Sabesp!
“Hoje (nesta terça, 30), tivemos a terceira rodada de negociação, sem avanços significativos. Até o momento o que tivemos garantido foi a data base da categoria e uma parte do acordo coletivo existente. Nossa luta é pela renovação na íntegra do Acordo Coletivo, aumento salarial para a categoria e valorização dos benefícios”, indicou o presidente do Sintaema, José Faggian, durante a assembleia.
E, após debate com a categoria, foi aprovado por ampla maioria o estado permanente de assembleia e nova assembleia da categoria dia 7 de maio para avaliar a evolução da campanha salarial.
Defesa da Sabesp
A direção do Sintaema também indicou como pauta prioritária a luta em defesa da Sabesp pública. “Colocamos para a categoria a necessidade de mobilização total em defesa da Sabesp pública e atuar firme nesta semana, durante a votação na Câmara no dia 2 de maio”, afirmou.
Como proposta de ação, a assembleia aprovou, por ampla maioria, o estado permanente de assembleia, indicativo de greve dia 6 de maio, nova assembleia no dia 3 de maio para ratificação da greve do dia 6, e peso nas setoriais prolongadas do dia 2 de maio, para mobilizar a categoria para marcar presença na porta da Câmara, para um grande ato em defesa da Sabesp.
Agenda de luta do Sintaema:
Dia 1º de maio – Denúncia do projeto privatista do governador Tarcísio de Freitas nos atos do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora no Itaquerão
Dia 2 de maio – Setoriais prolongadas e grande ato em defesa da Sabesp na Câmara Municipal de São Paulo
Dia 3 de maio – Assembleia para avaliar o indicativo de greve e organizar a luta em defesa da Sabesp
Dia 3 de maio – 4ª Reunião de Negociação, às 10h
Dia 7 de maio – 5ª Reunião de Negociação, às 15h
Dia 7 de maio – Assembleia para avaliar a evolução da campanha salarial