Home Destaque Mais um roubo na Sabesp Guarapiranga | Empresa brinca com a vida...

Mais um roubo na Sabesp Guarapiranga | Empresa brinca com a vida dos trabalhadores

Na madrugada da última sexta (24), mais um episódio de violência atingiu trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp Guarapiranga, localizada na Rua José Rafaeli, 284, houve troca de tiros entre o vigilante e um meliante durante uma tentativa de roubo.

Esse não é um caso isolado. O mesmo endereço já havia registrado outro episódio semelhante na madrugada do dia 21 de outubro, revelando um grave problema de segurança nas unidades operacionais da empresa — especialmente para os trabalhadores que atuam durante a madrugada.

Há meses, o Sintaema vem intensificando a fiscalização nas áreas da Sabesp, diante do aumento alarmante dos casos de roubos e furtos.

“Já denunciamos que os dados são preocupantes: entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 1.081 ocorrências — entre roubos, furtos e tentativas — em unidades da empresa”, alerta do Sindicato.

O número já supera com folga a média anual de 800 casos. Fios, cabos, equipamentos e peças continuam sendo o principal alvo dos invasores, comprometendo o funcionamento de sistemas essenciais e expondo os trabalhadores ao risco constante.

A direção do Sindicato alerta que a falta de políticas efetivas de segurança coloca em risco tanto os trabalhadores e trabalhadoras, quanto o serviço prestado à população. O Sintaema tem lutado intensamente para exigir da direção da Sabesp privatizada condições dignas de trabalho, segurança nas unidades e respeito a quem garante, todos os dias, o funcionamento do saneamento em São Paulo.

“Não aceitaremos que a busca por lucro se sobreponha à vida e à dignidade de quem trabalha e de quem depende da Sabesp”, afirma a direção do Sintaema.