Home Destaque Tarcísio contra São Paulo | Governo mira saneamento de 29 cidades do...

Tarcísio contra São Paulo | Governo mira saneamento de 29 cidades do interior

Depois de entregar a Sabesp com um prejuízo estimado de R$ 4,5 bilhões aos cofres públicos, ao vender ações 22% abaixo do valor de mercado, o governo neoliberal de Tarcísio de Freitas agora quer arrastar os municípios paulistas para o mesmo buraco.

Com o programa Universaliza SP, o governador atua como promotor dos interesses do setor privado no saneamento, empurrando prefeituras a entregarem serviços públicos essenciais à lógica do lucro. Tudo isso sob o falso argumento da “universalização”, que na prática significa tarifas mais caras, repasses mínimos e controle do bem comum por acionistas.

Segundo o próprio governo estadual, 218 municípios já teriam aderido à proposta. Só na região de Campinas e Piracicaba, são 29 – mas Campinas já desmentiu: foi um engano. Mostrou que é possível resistir!

Atenção: até 15 de julho, prefeitos devem confirmar (ou recuar) da adesão ao projeto privatista. É hora de pressão nos vereadores e gestoras e gestores municipais.

O Sintaema se soma à luta do Comitê em Defesa da Água (CDA) de Jaguariúna, que convoca o 1º Encontro Regional em Defesa da Água Pública, no dia 19/07, às 15h, no Sindicato dos Metalúrgicos da cidade. 

Vale lembrar que o Sintaema tem sido uma das principais trincheiras de resistência ao projeto de destruição de Tarcísio de Freitas. “Denunciamos o projeto de Tarcísio como parte de um plano mais amplo de destruição dos serviços públicos em São Paulo. Nele tudo vira mercadoria e o povo paga a conta. Seguiremos mobilizados nas ruas, nos municípios e em todas as frentes possíveis para barrar mais esse ataque à soberania e ao direito à água”, afirma a direção do Sindicato.

A água é do povo. E o Sintaema seguirá mobilizado para impedir que ela vire mercadoria!