
O Plebiscito Popular 2025, uma das principais ferramentas de mobilização da classe trabalhadora neste ano, está em sua fase decisiva. Organizado por entidades das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e centrais sindicais como a CTB, a consulta já mobilizou milhares de pessoas e ultrapassou a marca de 1 milhão de votos.
Veja também – Lins | Trabalhadores da Sabesp votam no Plebiscito Popular e debatem efeitos da privatização
O Sintaema é uma das entidades que apoia e impulsiona a campanha entre a sua categoria.
Um Mutirão Nacional de Coleta de Votos está em andamento em todo o país e segue até o próximo 12 de outubro, data final da votação. O objetivo é massificar a participação popular por meio de panfletagens, rodas de conversa, ações culturais e mobilizações nas redes sociais .
Veja também – Sabespianos (as) de Barueri reforçam campanha do Sintaema pelo Plebiscito Popular
A consulta popular busca ouvir a população sobre quatro pilares centrais:
- Redução da jornada de trabalho sem redução salarial
- Fim da escala exaustiva 6×1
- Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais
- Aumento da taxação para quem recebe acima de R$ 50 mil mensais
- Sintaema engaja base em apoio ao plebiscito
O apoio do Sintaema à iniciativa não é apenas declaratório, mas concretizado por meio do engajamento de sua base. Em reuniões com os trabalhadores e trabalhadoras da água, esgoto e meio ambiente, o Sindicato colheu assinaturas e reforçou o apoio as bandeiras levantadas pelo plebiscito.
Pressão sobre o Congresso Nacional
A mobilização visa exercer pressão política sobre o Congresso Nacional para a aprovação de políticas que beneficiem a classe trabalhadora.
O Sintaema segue firme em sua luta e mobilizando a categoria para que participem da votação e fortaleçam essa luta coletiva.