No dia 18 de agosto os trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil estarão em atos pelo país contra a nefasta PEC 32 da Reforma Trabalhista.
A reforma, com o pretexto de modernizar os serviços públicos, prejudicará a população e os próprios servidores ao modificar as regras da contratação.
Em trâmite na Câmara dos Deputados, a PEC 32 pode ser votada até o final de agosto na Comissão Especial.
Como uma reforma deste vulto e que envolve os servidores públicos pode ir à votação sem sequer ter sido amplamente debatida com as centrais sindicais?
As mudanças apresentadas na reforma, além de não terem sido debatidas com os trabalhadores, podem indicar o começo da privatização dos serviços públicos, já que está em pauta na proposta os “instrumentos de cooperação”, que nada mais é do que dividir os serviços públicos entre entidades públicas e privadas.
Muito preocupante também é a precarização dos direitos dos funcionários públicos, como a proibição das licenças-prêmio, do Adicional por Tempo de Serviço-ATS e o fim da estabilidade, entre outros. Vale ressaltar que a estabilidade dá segurança e autonomia para que o servidor público execute suas tarefas para o cidadão sem qualquer obstáculo.
Por tudo isso, a CTB e demais centrais estarão em luta com atos e mobilizações na próxima quarta-feira, dia 18, e o Sintaema, como defensor dos trabalhadores e trabalhadoras, também estará participando dos protestos.
Diga não à PEC 32, chega de reformas nefastas deste governo destruidor de direitos e que somente têm propostas que prejudicam a classe trabalhadora.
Estamos todos juntos nesta luta!