Home Destaque O Imparcial destaca luta do Sintaema em defesa da Sabesp

O Imparcial destaca luta do Sintaema em defesa da Sabesp

Em entrevista ao portal de notícias da cidade de Presidente Prudente, O Imparcial, o presidente do Sintaema José Faggian falou sobre a luta do Sindicato em defesa da Sabesp, do meio ambiente e contra o pacote de privatizações do governador Tarcísio de Freitas.

“Somos totalmente contrários ao processo, porque estamos falando de um serviço essencial que tem relação direta com a saúde da população”, destacou o dirigente ao afirmar que mais de uma centena de cidades já foram visitadas pelo Sintaema e os prefeitos e vereadores indicaram apoio à jornada contra a privatização da Sabesp.

“Temos conversado com os prefeitos, vereadores para que se sensibilizem a respeito e criem um movimento dessas lideranças locais, e a população se posicionando de forma contrária também e chegue até o governo estadual”, pontua Faggian. 

Leia também – Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Público avança em Brasília

Ele destaca que água é vida, assim como o saneamento, e não podem ser tratados como “mercadoria”. Ele lembra que são, inclusive, reconhecidos como direito humano pela ONU (Organização das Nações Unidas) e, por conta disso, por se tratar da qualidade de vida, do bem-estar, da saúde da população, não podem ter como principal objetivo o lucro. E tem que ser prestado pelo poder público. 

Leia também – Defesa da Sabesp | Sintaema se reúne com prefeito de Presidente Prudente (SP)

“A companhia é uma empresa lucrativa, que atende 375 municípios com um serviço de qualidade. Grande parte das cidades, inclusive Prudente e outros 63 da região que são operados pela Sabesp, já têm o que chamamos de 300%, ou seja, 100% de água entregue, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Não há nenhuma justificativa razoável ou racional para que a Sabesp seja privatizada”, defende o sindicalista. 

O Sintaema segue firme com sua jornada de luta pelo interior de São Paulo para denunciar o projeto nefasto de Tarcísio de Freitas.

Água é vida, não é mercadoria!
Diga não à privatização.