Home Notícias Mais uma do governo Bolsonaro

Mais uma do governo Bolsonaro

Agora querem criar “núcleo” com poder de anular multas do Ibama

Segundo matéria do jornal “A Folha de São Paulo”, do último dia 26, o Ibama aplica 16 mil multas ao ano, e um possível núcleo a ser criado pelo Ministério do Meio Ambiente pode ter o poder de analisar cada uma dessas multas, o que atrasaria todos os processos.

A reportagem cita um possível “núcleo de conciliação” com “poderes para analisar, mudar o valor e até anular cada multa aplicada pelo Ibama por crimes ambientais no território nacional —esvaziando, na prática, o papel do fiscal”.

Ainda de acordo com a matéria, “a minuta extingue uma das modalidades de conversão de multas, um sistema que hoje permite a participação de entidades públicas e organizações não governamentais em projetos de recuperação ambiental”.

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles enxergam como indústria da multa o precioso trabalho de fiscalização dos que se prestam a essa função, o Sintaema, como representante dos trabalhadores do Meio Ambiente em São Paulo, vê nesse núcleo uma verdadeira abertura para abusos e crimes contra o Meio Ambiente.

Segundo a reportagem, “a minuta, enviada pelo MMA ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para análise, altera aspectos do regulamento da Lei de Crimes Ambientais, o Decreto 6.514, de 2008, aperfeiçoado por decreto de 2017”.

Esta é mais uma das tentativas desse governo “desgovernado” em prestar um desserviço à sociedade e ao Meio Ambiente.

Somos e sempre seremos contra a qualquer retrocesso!