Em apoio à luta do Sintaema, o vereador Celso Giannazi (PSOL) apresentou uma proposta de Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para a convocação de um plebiscito sobre a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na capital do estado.
De acordo com a proposta, a população poderá entender o que está em jogo com a privatização da Sabesp, conhecer o resultado de experiências falidas de privatização do sistema de saneamento e fornecimento de água.
Para o presidente do Sintaema, José Faggian, a privatização gera não só a piora na qualidade dos serviços, ela atinge em cheio a saúde e a vida da população, em especial a mais vulnerável. “Embora a Sabesp seja uma empresa que dê lucro, o principal objetivo dela ainda não é lucrar, é levar saneamento de qualidade para a população e cuidar da saúde. Não por acaso diversos estudos relacionam que quando há saneamento de qualidade o primeiro dado que reduz é o da mortalidade infantil. Como empresa privada, o foco não será o acesso e a saúde, mas isso o lucro”.
Faggian diz ainda que “a população mais vulnerável, moradora das periferias, é que vai sofrer com esse projeto de privatização. Tendo em vista que já é sabido que empresas privadas só investem em locais que dão lucro. Com a Sabesp essa população está salvaguardada pela tarifa social aplicada pela Sabesp. Por isso, nossa luta pela Sabesp. Uma luta que é pelo direito universal de acesso a saneamento de qualidade, de defesa da vida e defesa do nosso patrimônio, já que a Sabesp é a terceira maior empresa de saneamento no mundo”, completa.