Home Notícias FENATEMA e governo de São Paulo buscam soluções em ampliar a vegetação...

FENATEMA e governo de São Paulo buscam soluções em ampliar a vegetação e reflorestar os mananciais paulistas

A FENATEMA, Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia Água e Meio Ambiente, através de seu presidente Eduardo Annunciato o Chicão e seu assessor Jurandir Alves Lopes, Madureira, realizou nesta quinta feira, (27/08), reunião com o secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo Tadeu Candelária, afim de que a pasta e a entidade possam realizar parcerias para realização de atividades envolvendo a implantação de mudas nativas e o reflorestamento de áreas de interesse à proteção dos mananciais e de abastecimento público de águas do município

materia_fenatema_sintaema_690_zyon 1

No inicio de 2015 a FENATEMA já havia dado o passo inicial neste projeto, com a Campanha Nacional de Combate a Seca (clique aqui e saiba mais) que definiu o dia 19 de março como data base de comemoração. A iniciativa da FENATEMA teve como projeto piloto o município de Nazaré Paulista, onde foram replantadas cerca de mil mudas ás margens do Cantareira.

Segundo o presidente da FENATEMA é urgente que medidas sejam tomadas, pois estudos apontou que o problema do sistema Cantareira é o reflorestamento. “Os especialistas descobriram que há um déficit de árvores em uma área de mais de 34 mil hectares na região da bacia, para se ter uma ideia do tamanho do problema, cada hectare é do tamanho de um campo de futebol”, explicou.

materia_fenatema_sintaema_690_zyon 2

A situação é tão dramática e caótica que apenas 10% dos topos de morros e das margens do sistema Cantareira têm mata nativa.

Na reunião realizada entre a FENATEMA e a pasta do verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, houve entendimento e interesse do secretário em dar continuidade a esse trabalho e envolver outras entidades e áreas da cidade.

A recuperação de mananciais vai aumentar a disponibilidade de água nos dois sistemas de abastecimento mais importantes do estado de São Paulo, que já perderam mais de 70% da sua vegetação original.

Fonte: FENATEMA

Juntos na Luta!