
Enquanto o calor sufocante do verão castiga a Grande São Paulo, milhares de moradores enfrentam um problema ainda mais grave: a falta de água. O Sintaema tem acompanhado a situação de regiões como o Butantã, Guarapiranga e a cidade de Embu das Artes que sofrem com interrupções frequentes e abastecimento precário, prejudicando a rotina e a dignidade da população.
Água suja, torneiras secas e descaso total
As denúncias são graves. O Sintaema mapeou que os moradores dessas localidades relatam ficar dias sem uma gota de água, sem poder tomar banho, lavar louça ou roupa. Quando a água chega, é em quantidade insuficiente e muitas vezes com cor escura e imprópria para o consumo. O Sindicato também recebeu relatos de que empresas e pequenos negócios dessas regiões estão sendo afetados, forçando comerciantes a comprar galões de água para manter suas atividades.
A população reage!
Cansados do descaso, moradores da região de Guarapiranga foram às ruas no dia 11 de fevereiro para protestar contra a falta de água. “Esse é apenas o começo! Não dá para aceitar que um bem essencial como a água seja tratado com tanta irresponsabilidade”, alerta a direção do Sintaema
Até quando vamos aceitar esse descaso?
A Sabesp precisa cumprir com o seu dever e garantir o direito constitucional de acesso água de qualidade. A população já alertou que, se não houver uma resposta imediata, mais mobilizações serão organizadas para garantir um direito básico: água limpa e em quantidade suficiente para todos!
Acompanhe, denuncie e participe! A água é um direito, não um privilégio!
Com informações do Portal G1