O Sintaema, desde sua criação, sempre esteve presente nas importantes lutas em defesa do Brasil, da democracia e da classe trabalhadora.
Em um momento ímpar, para a reconstrução do país e de reconstrução de direitos negados nos últimos anos, é imprescindível que os movimentos sociais e trabalhistas estejam unidos e atentos, para garantir em primeiro lugar a democracia e para que o atual governo, eleito democraticamente, tenha condições de implementar um projeto que avance no direito dos trabalhadores e trabalhadoras.
Repudiamos, por tanto, a tentativa golpista e criminosa que tomou conta de Brasília no último dia 8. Atos financiados por interesses antidemocráticos, violentos e que não respeitam a vontade da maioria serão combatidos e devem ser punidos.
Seguiremos defendendo um projeto que reconstrua nossa economia e retome o investimento público no saneamento, meio ambiente, saúde e educação. Reafirmamos que tomaremos às ruas sempre que necessário, para garantir os direitos do povo e o Estado Democrático de Direito.