Caros companheiros e companheiras, estamos iniciando mais um ano, e com ele, os desafios que sempre se apresentam a nossa categoria: a reposição salarial, a manutenção dos acordos coletivos e a manutenção do emprego.
No último ano, mesmo diante da crise hídrica que assolou o Estado conseguimos bons acordos, e participamos ativamente da discussão levando sempre nosso ponto de vista em defesa do fortalecimento das empresas públicas e dos trabalhadores que são os mais afetados e que contribuíram para superar o momento de crise que foi amenizado, porém ainda não está totalmente superado.
Muitas foram as lutas e 2016 promete: , o governo estadual acaba de anunciar cortes de gastos substanciais em várias áreas, inclusive na do saneamento e recursos hídricos, o que aprofunda a crise econômica e impacta na vida dos trabalhadores das empresas públicas e fundações, como a proibição do reajuste salarial aos trabalhadores da Fundação Florestal, que cuidam com profissionalismo e esmero da fauna e flora de nossos parques estaduais. O governo não valoriza esses trabalhadores.
Lutaremos com todas as forças e unidade em defesa de nossos direitos, os trabalhadores não podem pagar pela crise que vivenciamos.
No âmbito nacional a luta política continua, precisamos combater o conservadorismo que tenta impor uma agenda negativa para os trabalhadores atacando nossos direitos.
O país precisa retomar o rumo do crescimento econômico com desenvolvimento e distribuição de renda e voltar a gerar empregos, não com projetos como PLS 555, que, em suma, escancara a portas para a privatização das estatais. O projeto seria votado no último dia 16, mas a votação foi adiada para o próximo dia 23. Entidades sindicais foram impedidas de acompanhar a votação, porém fizeram pressão contra e continuarão tentando barrar o projeto privatista.
O Sintaema conhece a capacidade de nossos trabalhadores em lutar e resistir, e contamos com essa combatividade tão pertinente da categoria para juntos alcançar os objetivos.
Que venha 2016, acreditamos em você, trabalhador! Estamos juntos na luta, hoje e sempre!
Forte abraço!
Rene Vicente – Presidente do Sintaema