Home Notícias É golpe atrás de golpe Terceirização escancarada foi aprovada na Câmara

É golpe atrás de golpe Terceirização escancarada foi aprovada na Câmara

Por 231 votos a favor, 188 contra e oito abstenções, a terceirização foi aprovada na Câmara dos deputados, no dia 22 de março. Ressurgido das cinzas pelo governo golpista de Temer, o texto foi proposto na época do governo FHC, porém no governo Lula a proposta não foi adiante. Agora, diante de um governo voltado para os interesses do empresariado e do capital externo, o projeto aprovado segue para a sanção presidencial.

Malefícios da terceirização

O projeto aprovado vai deteriorar as relações de trabalho e achatar os salários, escancarando a terceirização que antes só poderia acontecer em atividades secundárias, e agora poderá em atividades-fim.

O patronato vai deitar e rolar, até porque as empresas-mãe, que contratam as terceirizadas, não terão mais as mesmas responsabilidades pela contratação, ou seja, o trabalhador terceirizado só pode cobrar o pagamento de direitos da empresa tomadora de serviço após se esgotarem os bens da empresa que terceiriza. Vai sobrar para os trabalhadores, que terão seus direitos mais ameaçados do que nunca.

Este projeto aprovado representa, para o movimento sindical, a desregulamentação total do trabalho no país, uma parte do desmonte da CLT promovido pelo governo golpista de Temer.

A CTB e demais centrais já se reúnem para definir quais serão os próximos passos diante de mais este golpe. Juntos na luta!