Home Notícias Mata Atlântica | Desmatamento do bioma equivale a 75 campos de futebol...

Mata Atlântica | Desmatamento do bioma equivale a 75 campos de futebol por dia

Imagem: Themium/WikiCommons/Reprodução

Pelo menos 6.850 hectares de Mata Atlântica foram desmatados todos os dias de agosto a outubro de 2022. É como se uma floresta do tamanho de 75 campos de futebol fosse derrubada diariamente, segundo boletim do SAD (Sistema de Alertas de Desmatamento), do MapBiomas Alerta.

Os estados com maior área desmatada foram Minas Gerais e Piauí. Juntos, somam 43% do total registrado. Em todo o Brasil, 48.660 hectares do bioma foram desmatados de janeiro a outubro do ano passado.

Minas Gerais também está entre os estados onde houve mais desmatamento nos primeiros 10 meses de 2022, seguido da Bahia. Ao todo, o território mineiro perdeu 15.814 hectares de Mata Atlântica. Na Bahia, a queda foi de 14.389 hectares. O Piauí aparece em terceiro lugar, com 6.232.

A grande maioria das derrubadas teve como causa central o agronegócio. Em Minas Gerais, por exemplo, a abertura de área para produção agrícola motivou 93,4% da área desmatada. Na Bahia, o índice foi de 73,2% e, no Piauí, 64,5%.

Bioma mais ameaçado

A Mata Atlântica abrange 17 estados brasileiros e é o bioma mais ameaçado do Brasil. Os dados, obtidos a partir de 1.117 alertas da área de aplicação da Lei da Mata Atlântica, confirmam a alta do desmatamento dessas florestas.

Fonte: UOL