Com um grande globo terrestre inflável, movimentos sociais ocuparam as Avenida Paulista para chamar a atenção da população sobre diversos projetos que foram aprovados ou estão em tramitação no Congresso Nacional e que podem ameaçar as populações originárias e o meio ambiente.
A atividade, que ocorreu no dia 18 de junho, contou com a presença da direção do Sintaema que reiterou sua posição sobre o marco temporal, que estabelece que serão consideradas terras indígenas os lugares ocupados por povos tradicionais até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.
A manifestação ocorreu também em outras capitais como Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília e Rio de Janeiro. “Um ato muito simbólico e importante que a gente reitere nossa posição tanto para a Câmara dos Deputados quanto para o Senado do que a gente quer com relação ao meio ambiente. Esse novo governo tem como base várias propostas em relação à proteção ambiental e proteção do clima, mas essas coisas não vão andar se a gente não apoiar essas decisões e mostrarmos que essa também é uma demanda da sociedade”, afirmou a direção do Sintaema.