Home combate coronavirus Defender o SUS é defender a VIDA!

Defender o SUS é defender a VIDA!

O Brasil é única nação do mundo com mais de 100 milhões de habitantes, que possui um Sistema Único de Saúde de acesso universal, que se colocado plenamente em operação poderá salvar centenas de milhares de vidas, e servir de referência para o mundo.

Após o dia 17 de março, quando ocorreu a primeira morte de um brasileiro pelo Coronavírus estamos vivendo os primeiros momentos da escalada dessa pandemia mundial em nosso país.Projeta-se que será uma guerra de longa duração, cujo ápice ocorrerá nas próximas semanas de abril. A pandemia do Coronavírus atingiu primeiramente os brasileiros que estavam no exterior e regressavam e, agora se alastra de maneira exponencial, como identifica-se em mais de 200 países.

Nitidamente, verifica-se que uma transição comunitária da transmissão do Coronavírus dos bairros com melhores condições de vida para as comunidades mais adensadas populacionalmente e mais vulneráveis do ponto de vista sócio econômico.

Outra população que já está atingida dramaticamente são os profissionais de saúde. Constata-se que 15% dos infectados são profissionais de saúde, que irão adoecer ou morrer. Apenas dois hospitais privados de São Paulo já afastaram, nos últimos dias, mais de 400 profissionais de saúde da linha de frente infectados assintomáticos e sintomáticos.

+SUS – Corona vírus

A única estratégia sanitária capaz de deter a tragédia em curso é a Supressão da Transmissão do Coronavírus, definida pela OMS e, consensualmente, assumida em todo o Planeta, que se constitui em três ações: distanciamento social, testagem massiva e isolamento dos casos infectados sintomáticos ou assintomáticos.

Uma série de medidas nessa direção estão sendo tomadas, crescentemente, pelo Ministério da Saúde do Brasil, apesar de sistematicamente e criminalmente serem sabotadas pelo presidente da República,  Jair Bolsonaro. Cabe ressaltar, entre outras medidas, a ampliação de leitos hospitalares, de terapia intensiva e a aquisição de insumos e equipamentos.

No entanto, diante do avanço da transmissão do Coronavírus para as comunidades e a instalação da infecção em larga escala entre os profissionais de saúde propomos as seguintes ações de caráter imediato, seguindo os exemplos de sucesso, realizado pelo Governo do Maranhão, Governo do Espírito Santo e Prefeitura de Niterói, entre outros :

1. Fortalecimento da Atenção Primaria em saúde, com a criação de Centros de Testagem nas Unidades Básicas de Saúde principalmente nas localizadas nas comunidades vulneráveis e favelas, para realizar a busca ativa, por meio das Equipes de Saúde da Família, de infectados assintomáticos e encaminhamento para o isolamento de todos os casos. Os casos de infectados sintomáticos encaminhamento com “vaga zero” para a atenção hospitalar.

2. Distribuição de máscaras cirúrgicas para a população das comunidades vulneráveis e favelas.

3. Realização de Testes Rápidos para os profissionais de saúde a cada cinco dias, período de incubação do Coronavírus, com isolamento e tratamento dos infectados.

4. Disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais de saúde em quantidade suficiente para garantir a segurança mantida e sustentada.

São notórias as dificuldades para produzir e distribuir testes de rastreamento, EPI’s, máscaras, respiradores e demais insumos e equipamentos necessários para ganharmos a guerra contra o Coronavírus. Não seria diferente de qualquer outra guerra, em especial, aquelas que flagelam a humanidade de maneira tão rápida e agressiva. Mas estamos convictos que é possível a concentração de esforços para mobilizar a nossa capacidade científico-industrial, lidar com essas dificuldades, superar e vencer a guerra contra o Coronavírus.

O Sistema Único de Saúde – o nosso SUS, como principal patrimônio sanitário e social do povo brasileiro deve ser fortalecido como nunca! Seus recursos orçamentários devem ser renovados à luz da soberania e segurança nacional! A Emenda Constitucional 95, a emenda da morte, que corta os investimentos em saúde deve ser revogada imediatamente!  As patentes de meios diagnósticos e medicamentos devem ser quebradas para que a produção nacional possa entregar aos brasileiros e brasileiras o necessário para enfrentar seus problemas de saúde.

Diante, do esforço pela união nacional para derrotar a pandemia do Coronavírus, a figura de Jair Bolsonaro destoa. Suas ações visam sistematicamente sabotar o esforço de guerra para derrotar o inimigo de toda a humanidade. Basta!Por uma Frente de Salvação Nacional!

Lembrando que nossa categoria presta serviços essenciais à população levando saúde por meio do saneamento básico e, agora, no combate ao coronavírus, tem sido de relevada importância na desinfecção de ruas, calçadas e hospitais.Parabéns a todos os profissionais da saúde! Parabéns aos profissionais do saneamento que também levam saúde à população!

Parabéns ao SUS!