Home Notícias Datafolha divulga: Bolsonaro tem a pior aprovação entre os presidentes eleitos

Datafolha divulga: Bolsonaro tem a pior aprovação entre os presidentes eleitos

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (8) apontou que o presidente Bolsonaro teve o pior desempenho ao final do primeiro ano de governo em comparação aos presidentes eleitos desde o fim da ditadura.

Segundo a pesquisa, a taxa de aprovação do presidente é de 30%, e a de reprovação é de 36%. No mesmo período, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) era aprovado por 41% da população ao fim do primeiro ano, Lula tinha 42% e Dilma Rousseff (PT) tinha 59% de aprovação. Portanto a rejeição a Bolsonaro é a mais alta, perdendo apenas para Michel Temer (MDB) e Itamar Franco, vices que assumiram depois do afastamento dos presidentes.

A pesquisa Datafolha indicou, ainda, que 39% dos cidadãos acham que a imagem do Brasil piorou no exterior, sendo que, como comparação, no fim do primeiro ano do mandato do presidente Lula, 53% achavam que seu governo tinha contribuído para melhorar a imagem do país no mundo.

Quanto ao combate à corrupção, a pesquisa também indica que a aprovação do governo neste item caiu de 34% para 29%, e a reprovação do governo nessa área subiu de 44% para 50%.

Vale ressaltar que a pesquisa também indicou os segmentos onde mais pessoas avaliam o governo como ótimo ou bom, e entre eles estão homens (35%), brancos (37%), evangélicos neopentecostais (39%), pessoas que ganham mais de cinco salários mínimos (44%) e empresários (58%).

Já a prevalência maior de pessoas que avaliam o governo como ruim e péssimo estão as mulheres (41%), pretos (46%), indígenas (50%), os mais pobres (43%) e moradores do Nordeste (50%).

Outro ponto que chamou a atenção é que 80% dos entrevistados desconfiam, em algum grau, de Bolsonaro. As entrevistas foram feitas com 2.948 pessoas em 176 municípios nos dias 5 e 6 de dezembro.

Fonte: Folha de São Paulo – 9/12/19