Home Notícias Covid-19 | Em plena pandemia, governo federal pode cortar verba de municípios

Covid-19 | Em plena pandemia, governo federal pode cortar verba de municípios

Mesmo com os números de pessoas infectadas pelo coronavírus em alta, o governo federal disse que vai cortar o financiamento de mais de três mil Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 nos municípios, conforme matéria do jornal Valor Econômico de hoje (27).

Os números da Covid-19 continuam preocupantes: a média móvel de mortes na última semana foi de 479 por dia, uma alta de 19% sobre dados de 14 dias. A média móvel de casos foi de 31.640 por dia, alta de 24%, segundo dados do jornal.

Os centros foram implantados pelas secretarias de saúde municipais para ampliar o atendimento precoce a pessoas com sintomas da covid, e com o corte das verbas esses locais serão afetados e podem até ser fechados, bem como os 130 Centros Comunitários de Referência para Enfrentamento da Covid-19.

De acordo com a matéria, esses locais poderão continuar funcionando, porém com recursos próprios e não mais do governo federal, e questionado sobre o assunto, o Ministério da Saúde confirmou que não está prevista a prorrogação das verbas federais de financiamento do programa.

Esperamos que esse governo tenha mais sensibilidade com a população e renove o financiamento para os centros de atendimento.

Estamos juntos!