Dias tristes para os companheiros da Sabesp de Santa Cruz do Rio Pardo e toda a região. A segunda onda da Covid-19 infelizmente atingiu os trabalhadores da empresa e ontem, infelizmente, tivemos um óbito.
Trata- se do Encarregado de Distribuição e Coleta, o companheiro Tarciso Aparecido Claudino, de 56 anos. Tarciso ingressou na Sabesp em 1997 e estava aposentado, porém continuava suas funções dentro do quadro da empresa.
No dia 20 de novembro último ele teve um mal-estar dentro da empresa, e seguiu trabalhando até o final do expediente. Naquele dia ele foi para o hospital e ficou internado com suspeita de coronavírus. O quadro foi piorando e no dia 25 ele foi entubado. Após isso, ora o companheiro apresentava melhora, ora apresentava piora.
O quadro do companheiro piorou no último dia 3, e infelizmente o companheiro não resistiu e faleceu ontem (6), deixando a esposa e dois filhos, e todos estão com a Covid-19, inclusive a esposa está internada em tratamento e a mãe dela também.
Paralelamente outros dois companheiros João Pelegatti Neto, 46, (Motorista Operador), e Genilton Alves Palmeira, 42, (Agente de Serviços Ambientais), também passaram mal e foram internados, respectivamente, um no dia 25/11/2020 e dia 03/12/2020.
Como é de costume em cidades menores, os trabalhadores em Santa Cruz do Rio Pardo se relacionam diretamente no café, no almoço e logicamente no próprio serviço.
Esses dois companheiros estão relativamente bem, em tratamento intensivo contra o Covid-19 e coincidentemente no mesmo quarto do Hospital da Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo.
Outros três trabalhadores estão afastados com sintomas e aguardam os resultados do teste, enquanto outros funcionários já fizeram o teste simples e não foram diagnosticados com o vírus.
Desde o início o Sintaema vem acompanhando a situação em Santa Cruz do Rio Pardo e cobrando da Sabesp a responsabilidade que o caso pede.
Foram tomadas medidas de prevenção, como desinfecção total por duas vezes no local, aplicou-se a escala de revezamento no escritório, com afastamento em home office dos empregados acima de 60 anos, tanto do administrativo como do operacional, adoção do procedimento de fechamento total da cozinha/refeitório.
Além disso, houve implementação da distribuição dos serviços operacionais individualmente e em local aberto, criação de um grupo privado de WhatsApp para comunicação diária com os afastados/internados, interrupção de obras de reforma na área da GS, e separação dos banheiros para uso do operacional, outro para os leituristas e outro para o administrativo.
Também foram realizadas reuniões de conscientização para uso de máscara, álcool em gel e prevenção em relação às aglomerações, e os empregados foram orientados a informar à Gerência sobre qualquer sintoma, mesmo que não esteja relacionado com os sintomas padrões da COVID.
O Sintaema, que continua atento a todos os casos, espera que os demais trabalhadores internados possam se recuperar o mais breve possível e lamenta profundamente a morte do companheiro Tarciso, nossos sentimentos à família e amigos.
Todos juntos na luta contra o coronavírus!