Para dar início às negociações do acordo coletivo dos trabalhadores e trabalhadoras da CETESB o Sintaema e demais sindicatos se reuniram com a direção da empresa, no dia 22 de maio.
O Sintaema colocou as principais demandas partindo da premissa de que não aceitará nenhuma retirada de direitos e conquistas, e que o patamar inicial das negociações deve ser a manutenção de todas as cláusulas do acordo anterior.
Dentre as reivindicações de reajuste salarial e dos benefícios, o Sintaema destacou a importância de se retomar e rediscutir o Plano de carreira que está sem movimentação desde 2013, o PPR, a realização de concurso público para aumentar o quadro, a garantia no emprego de 100% do efetivo e a volta da estabilidade para os delegados sindicais.
Banco de horas e apoio aos trabalhadores que dirigem
A questão do banco de horas também foi pauta da reunião. Embora o Sintaema seja contrário a essa modalidade, a empresa introduziu o banco e agora o sindicato quer discutir as regras para que o banco seja o mais favorável possível para os trabalhadores.
O Sintaema também entregou um documento à direção da empresa reivindicando que os trabalhadores que não são motoristas, porém dirigem tenham um suporte da empresa, já que muitos têm levado multas e até correm risco de perder a carteira de motorista.
A diretoria da CETESB manifestou a intenção de fechar um acordo em mesa, reconheceu a data-base de maio e tentará avançar no pleito junto ao Comitê de Políticas salariais do governo a partir das reivindicações.
A próxima negociação será em 29 de maio, às 14h30, na Sede da CETESB.
Assembleia dos trabalhadores: dia 30 de maio, às 9h, em frente à Sede da CETESB.
Estamos juntos, nenhum direito a menos!