Home Mulheres 8 de Março – Dia Internacional da Mulher

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

8 de março é o Dia Internacional de luta das mulheres. Neste dia, historicamente, as mulheres trabalhadoras de todo o mundo saem às ruas para denunciar todas as formas de opressão econômica e sexual, e para reivindicar autonomia, um mundo sem violência e condições de trabalho dignas.

Oficializada em 1922, esta data remonta a grande onda grevista promovida pelas trabalhadoras têxteis, entre 1908 e 1911, pela redução da jornada de trabalho, por salário igual para trabalho igual, contra a intolerância dos patrões. Passados mais 100 anos destas históricas manifestações da classe trabalhadora, muitas outras lutas empreendidas, muitas conquistas, e a pauta das grevistas permanece atual.

Cada vez mais as mulheres brasileiras vêm conquistando espaço dentro do mercado de trabalho, porém as tarefas da casa ainda continuam sendo sua responsabilidade. Ou seja, a jornada de trabalho de 8 horas, conquistada com a intensa participação das mulheres, lhes é retirada cotidianamente com o que chamamos de dupla jornada de trabalho.

mulheres_8_de marco

Apesar de conquistas significativas, as mulheres ainda recebem salários menores em cargos iguais aos dos homens, muitas vezes sofrem assédio sexual e moral no ambiente de trabalho e também são a maioria nos trabalhos informais.

Por isso a luta das mulheres é contínua, não pode parar. Houve muitos avanços, porém ainda há muitas mazelas a serem combatidas.

O Sintaema, como defensor de direitos das trabalhadoras, está nesta luta com as mulheres.

Respeito, dignidade e ampliação de conquistas! Parabéns a todas as companheiras pelo seu dia!