Home Notícias 2º Conselho da CTB São Paulo destaca crescimento no estado e mobiliza...

2º Conselho da CTB São Paulo destaca crescimento no estado e mobiliza para etapa nacional

Na manhã da última quarta-feira (15), dezenas de sindicalistas participaram do 2º Conselho Estadual da CTB São Paulo, no auditório do Sindicato dos Marceneiros

conselho_ctbsp_690_sintaema_pb

O encontro, que reuniu trabalhadores de todo o estado como marceneiros, vigilantes, condutores, professores, servidores municipais, motoboys, trabalhadores rurais, em educação, saúde, saneamento, agentes da CET e da polícia civil, entre outros, é preparatório à etapa nacional.

A mesa de abertura foi composta pelos dirigentes estaduais Onofre Gonçalves, presidente; Jacira Araújo, vice-presidente; José Paulo Nobre, secretário-geral; e representando a nacional Nivaldo Santana, vice-presidente; e Wagner Gomes, secretário-geral.

conselho_ctbsp_onofre_690_sintaema

Ao abrir o evento, Onofre Gonçalves, presidente da CTB São Paulo, agradeceu pelo empenho dos sindicatos em participar da atividade e reforçou a importância da mobilização dos trabalhadores diante da instabilidade política enfrentada.

Opinião compartilhada pelo dirigente Nivaldo Santana, que fez uma exposição conjuntural do complexo momento vivido diante das consequências da crise econômica no Brasil e no mundo.

No campo nacional Santana destacou a atual situação política e a indignação das classes dominantes que não aceitaram a derrota nas urnas. A preocupação com o levante de um golpe branco contra a presidenta Dilma Rousseff, marcou a fala do dirigente, visto que há manobras políticas para inviabilizar sua governabilidade.

conselho_ctbsp_pelnaria_690_sintaema

A situação é agravada pela difícil correlação de forças existente no Congresso Nacional e as condições de governabilidade prejudicadas. Por isso, temos que intensificar nossa luta pelo Estado democrático de direto, a defesa do mandato e contra as manifestações golpistas que se levantam, principalmente dessa mídia golpista que aí está”, destacou Santana.

O dirigente defendeu a retomada do crescimento econômico para que o país tenha uma agenda positiva com crescimento dos direitos sociais e a garantia dos direitos trabalhistas.

Dentro desse contexto, coube ao secretário-geral nacional fazer o balanço da atuação da Central no estado. Wagner Gomes, destacou o papel relevante desempenhado pela seção paulista. Mereceu destaque, de acordo com o dirigente, o crescimento no estado e a disposição de luta, mesmo diante das dificuldades presentes. Gomes aproveitou para parabenizar os sindicalistas pelo empenho nas eleições sindicais e pelas vitórias alcançadas.

Durante o encontro os sindicalistas também fizeram um balanço das ações promovidas pela estadual, alcance e a repercussão. Para Renê Vicente, presidente do Sindicato de Água, Esgoto e Meio Ambiente de SP (Sintaema), são atividades como a realizada no dia 29 de maio, quando os cetebistas fecharam a Ponte das Bandeiras, que dão visibilidade à luta dos trabalhadores.

conselho_ctbsp2_690_sintaema

Ao final foram eleitos os delegados e delegadas e as propostas ao 2º Conselho Nacional, que acontece entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, em São Paulo; e aclamada a nova secretária estadual da Mulher Trabalhadora, Gicelia Bitencourt, dirigente do Sindicato dos Marceneiros.

Fonte: Portal CTB