Os primeiros dias de 2022 foram de muita luta dos trabalhadores e trabalhadoras da CETESB que iniciaram o ano com uma greve para cobrar os reajustes de 2020 e de 2021 e o pagamento dos retroativos referente aos anos citados. Após 8 dias de greve, a categoria conquistou 2,60% – referente ao ano de 2020 – e 7,81% – referente ao ano de 2021.
Após a vitória, o Sintaema entrou com uma Ação de Cumprimento de Sentença para cobrar as decisões do TRT, que se posicionou a favor do Sindicato. Em julho, a Justiça decidiu pelo pagamento dos retroativos. Agora, a luta segue no TST e na avaliação do Departamento Jurídico do Sintaema a decisão será a favor dos trabalhadores.
Outra luta do Sintaema ainda em torno dos retroativos é de que o governo estadual garanta o pagamento dos retroativos para os aposentados e pensionistas.
Campanha Salarial
Os trabalhadores e trabalhadoras da CETESB, junto com o Sintaema, conduziram uma campanha salarial aguerrida e que garantiu avanços. Além da ultratividade do Acordo Coletivo, a categoria conquistou reajuste acima da inflação – de 12,26% -, a manutenção do percentual de 96% de garantia do emprego e a assinatura do PPR (Programa de Participação nos Resultados).
Plano de Carreira
E teve mais vitórias na CETESB neste ano. Após uma aguerrida campanha salarial e uma firme negociação dos trabalhadores junto com o Sintaema, a empresa anunciou a retomada do Plano de Carreira, que havia sido congelado em 2014.
“Com certeza mais uma importante vitória da luta que travamos, junto com a categoria, este ano. Parabéns a todos e todas que somaram forças à campanha salarial e, juntos, garantiram mais essa conquista”, comemorou o presidente do Sintaema, José Faggian.
Além das lutas por valorização da categoria, o Sintaema atuou firme para acompanhar o cotidiano da categoria sempre primando pela fiscalização das condições de trabalho e pela luta intransigente pela realização de concursos.