Home Destaque fixo Sintaema e CTB participam da 6ª Conferência Nacional das Cidades em Brasília

Sintaema e CTB participam da 6ª Conferência Nacional das Cidades em Brasília

Sintaema e CTB participarão da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2026, em Brasília. O encontro reunirá representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de movimentos sociais de todo o país para debater e construir propostas voltadas ao desenvolvimento urbano e às políticas públicas para as cidades brasileiras.

Leia também – CTB e Sintaema encerram ConCidades reafirmando luta por Tarifa Zero e saneamento público

A conferência marca a retomada deste importante espaço de participação social após mais de uma década, recolocando no centro do debate nacional temas estratégicos como habitação, mobilidade urbana, saneamento básico e políticas de inclusão social, áreas diretamente relacionadas à atuação do Sintaema e à defesa dos direitos da classe trabalhadora.

A etapa preparatória mobilizou mais de 1,8 mil municípios em todo o país, número que pode ultrapassar 2,1 mil cidades após a validação final pelas comissões organizadoras. Esse amplo processo garante diversidade regional, representatividade social e maior legitimidade às propostas que serão debatidas na etapa nacional.

Leia também – Vitória da luta: ConCidades recomenda criação do Piso Nacional do Saneamento

A fase nacional consolida as contribuições construídas nas conferências municipais e estaduais e será fundamental para subsidiar as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), levando em consideração tanto as demandas concretas da população quanto a realidade orçamentária do Ministério das Cidades e o calendário intenso de implementação das políticas públicas.

Para o Sintaema, a participação na 6ª Conferência Nacional das Cidades é parte da luta em defesa de cidades mais justas, com serviços públicos fortes, gestão democrática, direito à cidade e políticas urbanas que coloquem a vida, o trabalho e a dignidade da população acima dos interesses do mercado.

Sintaema e CTB seguem firmes na luta por desenvolvimento urbano com justiça social, saneamento público, mobilidade de qualidade e cidades para o povo.