Em reunião realizada nesta sexta-feira (5), as direções do Sintaema, Sintsama e CTB Nacional debateram a agenda de luta em defesa do saneamento público.
O encontro contou com a participação do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, do secretário-geral nacional da CTB, Ronaldo Leite, de José Faggian, presidente do Sintaema, e de Victor Duque Estrada, presidente do Sintsama-RJ, reforçando a articulação nacional em defesa do saneamento público e da proteção da população.
A reunião abordou a resistência ao projeto de privatização da água e a necessidade da reestatização de empresas públicas, como a Sabesp, que foram entregues à iniciativa privada, promovendo uma onda de violação de direitos e colocando em risco a vida da população.
Também foram temas centrais do debate a crise climática e a luta contra a extrema direita, que busca aprovar em Brasília um pacote de medidas nefastas que ameaçam o meio ambiente e comprometem o futuro de gerações.
Estrada, que também é secretário de Água e Saneamento da CTB Nacional, destacou que a reunião faz parte de um momento maior, com o objetivo de fomentar uma ampla jornada de luta.
Na mesma linha, Faggian, que é secretário-adjunto da Secretaria de Água e Saneamento da CTB Nacional, enfatizou que o momento exige ação de todo o setor para denunciar a onda de privatizações, que representa não apenas a busca pelo lucro sobre um bem natural, mas também o risco de epidemias e de ameaça à vida diante do desmonte completo do setor.
A defesa da água e do saneamento é uma luta de todos. Unidos, seguimos mobilizados para garantir direitos, proteger vidas e construir um futuro sustentável para as próximas gerações.
Fotos: Imprensa CTB – Marcela Rodrigues