Home Sem categoria Trabalhadores aprovam proposta de escala 4x2x4

Trabalhadores aprovam proposta de escala 4x2x4

Sabesp

Trabalhadores aprovam proposta de escala 4x2x4

 

Depois de várias reuniões entre a Sabesp e o Sintaema, as quais o sindicato foi avançando até chegar a uma proposta à altura do pleito dos trabalhadores, chegou-se a um bom patamar de negociação, resultando na seguinte proposta aprovada na assembleia do dia 11:

 

– Padronização para toda a empresa da escala 4x2x4;

– Adicional de turno de 15% do salário-base, a partir de janeiro/2013 para quem atuar na escala 4x2x4;

– Compensação salarial de 50% de cinco anos do apurado, pagas em 12 parcelas iguais e mensais, a partir de janeiro de 2013, sendo:

 

*Período de apurado efetivamente trabalhado em escala de revezamento de dezembro de 2007 até novembro de 2012;

*Calculado individualmente, proporcional ao realizado, com base no salário da data da homologação do acordo;

*Empregados que atuam no modelo 4x2x4 – Máximo de 18 dias/mês, duas horas extras diárias, ou seja, 36 horas mensais divididas em 24 diurnas e 12 noturnas;

*Empregados da Unidade de Negócio MO que atuam na escala diferenciada modelo 6×1 – 3×2 as duas horas extras realizadas diariamente para complementar a escala serão integralizadas ao salário e não farão jus a compensação salarial;

 

– Aos empregados com ação judicial somente serão aplicadas as propostas após acordo judicial, com exceção daqueles com trânsito em julgado, que receberão somente o determinado pela justiça.

 

Trabalhadores só aceitaram mediante avanços na proposta

 

A Sabesp apresentou na proposta o pagamento da compensação salarial em 18 parcelas, além do cálculo com base no salário de outubro de 2012, mas os trabalhadores somente aprovaram mediante a diminuição das parcelas para 12 vezes, e o cálculo com base no salário da data da homologação do acordo. É assim que se luta!

 

Atenção, trabalhadores que estão na ação de 2005!

 

A assembleia contou com a assessoria do advogado do sindicato, Dr. Ricardo Gebrim, que explicou que a ação transitada em julgada é inegociável, ou seja, a proposta apresentada pela Sabesp em nada muda a ação em questão, não é objeto da proposta.

 

Vale lembrar que a Sabesp já depositou os valores, porém está prorrogando o pagamento com embargos à execução (provavelmente será julgado ano que vem), e ainda pode ingressar com agravo de petição em instância superior (a Sabesp terá de dizer qual parte do cálculo ela acha que não está correta), e neste caso, o julgamento pode demorar um pouco mais.

 

 

Contribuição

Para contribuir com as próximas lutas, que podem resultar em novas ações judiciais, os trabalhadores aprovaram o desconto de 5% para sócios e 10% para não sócios do pagamento da proposta aprovada na assembleia.

 

Juntos na luta, sempre!