Home Notícias MPF lança cartilha que alerta para violência política contra as mulheres

MPF lança cartilha que alerta para violência política contra as mulheres

Iniciativa do Ministério Público Federal (MPF), em parceria com órgãos públicos e entidades da sociedade civil, cartilha pode ajudar no combate à  violência política contra as mulheres e traz dicas de como identificar e denunciar.

Segundo o Fórum Paulista contra a Violência Política, o objetivo da cartilha é trazer a toda população informações úteis sobre como identificar e denunciar a violência política, que passou a ser considerado crime a partir de uma mudança inserida no Código Eleitoral em agosto de 2021.

Participaram da elaboração da cartilha a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (MPE), Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo (MFDC), Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero da Procuradoria-Geral Eleitoral, Ministério Público do Estado de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil–São Paulo (OAB-SP), Comissão de Observatório Eleitoral, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Grupo de Trabalho “Mulheres, A Tenda das Candidatas”, Instituto Vamos Juntas, Instituto Virada Feminina, Associação Mulheres Progressistas (AMP) e União Brasileira de Mulheres (UBM).

A violência política é crime desde que a Lei 14.197/2021, de autoria do governo de Jair Bolsonaro (PL), alterou o Código Penal. Em seu artigo 359-P, define a violação como “restringir, impedir ou dificultar, com emprego de violência física, sexual ou psicológica, o exercício de direitos políticos a qualquer pessoa em razão de seu sexo, raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. É prevista reclusão é de três a seis anos e multa, além da pena correspondente à violência empregada.