Home Notícias PPR | Quando o trabalhador da Sabesp passou a ter direito?

PPR | Quando o trabalhador da Sabesp passou a ter direito?

Os trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp aguardam, ansiosos, o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2021.

Considerado um componente importante para a cesta do trabalhador e trabalhadoras da Sabesp, o PPR é um pauta que tem destaque no calendário de ação do Sintaema.

SINTAEMA ASSINA ACORDO COM A SABESP PARA O PPR 2022

Quando o PPR foi garantido?

O primeiro do pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) veio logo após a aguerrida campanha salarial na Sabesp de 1995 (Confira ata assinada pelo Sindicato há época).

“Naquela época, o Sindicato vinha de uma forte campanha salarial com a realização de inúmeras assembleias, passeatas e e reuniões setoriais. Todo esse movimento desembocou em conquistas, entre elas, PPR. Recordo que o primeiro pagamento foi igualitário no valor de R$250. Com previsão de serem pagos em 1996”, rememorou Helena Maria da Silva, vice-presidente do Sintaema.

A dirigente destaca que, após isso, o PPR passou a ser calculado da seguinte forma: 80% do salário individual e 20% da parte fixa.

Mais que ganhos financeiros

Para Helifax Pinto de Souza, que há época fazia parte da direção do Sintaema, a garantia do PPR representou mais que ganhos financeiros, mostrou que com unidade e organização poderíamos minimizar perdas. “Avalio que essa conquista inaugurou uma nova fase do Sintaema e renovou a luta do movimento paredista para os sabespianos e sabespianas”, afirmou.

Helifax ainda lembrou que, durante seu mandato de presidente do Sindicato, a categoria conseguiu ampliar a parte fixa do PPR.

“Outra luta muito importante em torno do PPR era pela ampliação da parte fixa. Em minha gestão como presidente conseguimos ampliar as porcentagens do PPR com a conquista de 70% do salário individual e 30% da parte fixa. Um momento muito importante da nossa luta pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp”, destacou Helifax.

Assembleia da Sabesp, de maio de 2015, em luta pelo PPR.

Como o PPR funciona?

O PPR tem como base o cumprimento das metas e desafios atrelados ao processo de planejamento e visa reconhecer o empenho e atuação aplicados pelo conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

O Programa tem como princípio fundamental o alcance das metas que resultem na melhoria dos resultados da Sabesp, assim foram definidos indicadores para a dimensão empresarial, utilizados para medir o desempenho total da empresa, e indicadores para a dimensão setorial, que avaliam as realizações das unidades setoriais e dos serviços realizados pela Companhia.

Ou seja, para cada indicador é atribuída uma meta para cumprimento e um peso na composição total do PPR, considerando o período de realização de 01 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.

PPR 2021 e 2022

Sobre o pagamento do PPR 2021 e 2022, a direção do Sintaema se reuniu, em fevereiro passado, com o superintendente de Gestão de Pessoas da Sabesp para discutir o pagamento do PPR – Programa de Participação de Resultados 2021 e 2022.

Sobre o PPR de 2022, a direção do Sintaema informou que já foi assinado acordo com a Sabesp e os pagamentos serão efetuados em abril de 2023, conforme o cumprimento das metas.

Fiquemos atentos! Todos juntos e juntas pelo PPR!