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As lições que ficam das campanhas

Editorial Já estão praticamente concluídas as campanhas salariais da nossa categoria nas diversas empresas. A modalidade e a intensidade das lutas variaram bastante. Basicamente, nas empresas de saneamento oriundas do setor privado, os acordos foram fechados sem maiores percalços. Já nas empresas Sabesp, Cetesb e Saned fez-se necessário o instituto da greve. É de suma importância considerar em nossa análise se o resultado de cada campanha reflete realmente o estado das forças em ação ou algo poderia ter sido feito e não foi. Somos da opinião de que os trabalhadores mais uma vez não negligenciaram e deram um grande exemplo de autenticidade do começo ao fim deste processo. A capacidade dos trabalhadores de saber de sua própria força, de conhecer a força oposta e, a partir disso, utilizar-se das armas mais adequadas para cada momento, sabendo o momento de avançar e o de recuar, não é uma arte para amadores, mas sim para quem já experimentou duras batalhas na vida. Nossa categoria já enfrentou muitos embates de formas totalmente variadas e em circunstâncias distintas. Nesta campanha batalhamos muito, enfrentamos a política do governo estadual que, por meio de seus órgãos Codec e CPS , orientavam pelo corte de todos os benefícios conquistados além dos garantidos por Lei. Por isso, exortamos os trabalhadores em suas reflexões sobre o assunto a levarem em conta duas questões que, a nosso ver, são determinantes para classificarmos como bem-sucedidas as campanhas: a manutenção e ampliação de conquistas, além de novos benefícios, e a luta em si que desenvolvemos, principalmente as greves realizadas. Percebeu-se claramente no desfecho do movimento a auto-estima rejuvenescida e a unidade mais aguçada. Esse sentimento é da maior importância pois outros desafios virão. Parabéns pela luta!