Na manhã de hoje (24), o Sintaema e demais sindicatos se reuniram com a diretoria da Sabesp para a 1ª rodada de negociação referente à campanha salarial 2018 dos trabalhadores.
Logo de início a Sabesp disse que estava disposta a ouvir todos os sindicatos em relação às expectativas dos trabalhadores, mas que este ano, por ser um período eleitoral, terá dificuldades em aplicar um reajuste além da inflação (aumento real).
O Sintaema, por sua vez, disse que a Sabesp obteve lucros vultosos e que, portanto, pode usar de criatividade e valorizar diversos outros pontos da pauta e avançar nos benefícios.
A situação preocupante da situação financeira do plano de saúde da Sabesprev, o ambiente difícil para negociações dentro deste cenário nacional de ataques constantes à classe trabalhadora, como a reforma trabalhista e a terceirização escancarada agora em Lei foram colocadas em mesa pelo Sintaema.
Outra questão não menos preocupante abordada pelo Sintaema foi a MP do saneamento, que não pode ser aprovada porque o modelo atual aplica o subsídio cruzado, instrumento fundamental para que municípios menos rentáveis tenham acesso de qualidade ao saneamento básico, ou seja, a MP somente beneficia a iniciativa privada.
Diversas demandas dos trabalhadores foram pontuadas pela diretoria do Sintaema, como a expectativa do plano de cargos e salários, a demora da empresa na elaboração dos PPP’s – Perfil Profissiográfico Previdenciário, as ações na justiça que poderiam ser evitadas se a empresa tivesse mais diálogo e reconhecimento dos direitos trabalhistas, desvios de função, aumentar o número de vagas no concurso público e outras reivindicações importantes dos companheiros e companheiras da Sabesp.
“Estamos dispostos a privilegiar o acordo em mesa de negociação, porém, se isso não for possível, partiremos para as ações necessárias, vamos à luta!”, finalizou o presidente do Sintaema, Rene Vicente.
A próxima negociação será em 26 de abril, quinta-feira.
Juntos na luta!