Home Destaque Sintaema completa 48 anos!

Sintaema completa 48 anos!

O Sintaema chega aos seus 48 anos de existência após uma importante luta de impacto internacional, a derrota do governo entreguista e anti-povo de Jair Bolsonaro. Um importante passo para a nossa história e a abertura para um espaço de disputa de governo que já mostrou o que pode fazer por nosso país.

E nesta conjuntura que o Sintaema completa seus 48 anos, um Sindicato que sempre se pautou pela resistência e luta na defesa e ampliação dos direitos e conquistas das categorias que representa. 

Contar a história do Sintaema é contar a história de atuação de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram sua vida à luta por direitos, pela garantia do acesso ao saneamento público e de qualidade e a construção de uma sociedade mais humana e menos desigual.

Nestas quase cinco décadas, o Sintaema – como uma entidade classista e de vanguarda – atuou de forma incansável para potencializar as expectativas e anseios da categoria que representa e ampliar seu escopo de atuação no cenário social e político de São Paulo e do Brasil. 

Exemplo disso é a atuação do Sindicato em pauta como a luta pela política nacional de valorização do salário mínimo; a luta contra as privatizações dos serviços públicos; a defesa da Educação com o reconhecimento do piso salarial do professor; a defesa e fortalecimento do SUS; e a luta pela garantia da Democracia em nosso país.

O Sintaema também é um protagonista nacional da luta em defesa da água como bem público. Está na linha de frente da condução de bandeiras como a revisão do Marco Regulatório do Saneamento, contra a privatização da água e pela reversão da privatização da Eletrobras.

É com muito orgulho que lembramos dessa trajetória e reafirmamos nossa posição frente às lutas atuais. O legado construído pela atual direção e as direções passadas reflete não apenas vitórias concretas mas também uma unidade singular que se tornou referência para o movimento sindical em nosso estado e no país.

Bom! Faltariam linhas para listar todas as lutas, conquistas e feitos do Sintaema, mas não restam dúvidas de que o nosso Sindicato se constituiu como um agente essencial para a manutenção e ampliação dos direitos para os trabalhadores e trabalhadoras em água, esgoto e meio ambiente de São Paulo. 

Em 2023, o Sintaema escreverá mais um capítulo em sua aguerrida história de luta. Sabemos das ameaças impostas para nossa categoria pelos projetos liderados por Tarcísio de Freitas – privatização da Sabesp, desmonte da CETESB e da Fundação Florestal, mercantilização da água, devastação do meio ambiente, retirada de direitos e muitos outros – e será com a mesma energia que lutamos desde o primeiro dia de vida do nosso Sindicato que enfrentaremos essas batalhas e garantiremos o resguardo do nosso patrimônio.

Parabéns a todos e todas que fazem do Sintaema essa grande potência do movimento sindical. Vida longa ao nosso Sindicato que nunca perdeu de vista a unidade e defesa da classe trabalhadora!

Direção do Sintaema