Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Saneamento | Próximos passos da luta contra a privatização

Saneamento | Próximos passos da luta contra a privatização

Será hoje, dia 1º, às 19h, a live sobre quais serão os próximos passos das entidades na luta contra a privatização do setor, com os sindicatos que representam os trabalhadores do saneamento, como o Sintaema.

Desde a aprovação do PL 4162/19, que altera o marco regulatório do setor, há uma semana, no Senado federal, todas as entidades que defendem o saneamento gerido pelo poder público e que lutaram para que o projeto não fosse aprovado estão em discussão sobre o rumo que a luta deve seguir a partir de então.

É de conhecimento geral a ânsia do governo paulista em privatizar a Sabesp. Esta vontade é antiga, e agora, com o projeto que abre as portas e estende um tapete vermelho para a entrada da iniciativa privada no setor, o governo já vem falando de suas pretensões após a aprovação do projeto.

Em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, no último dia 26, o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que apenas aguarda a sanção presidencial para começar os estudos para a privatização da Sabesp. A principal dúvida do secretário é se o governo precisará ou não da aprovação das prefeituras no caso de decidir pela venda da empresa.

Ainda segundo a matéria, estão em pauta duas opções a serem analisadas depois da sanção: a privatização da Sabesp, que poderia trazer de R$ 50 a 60 bilhões aos cofres, segundo o governo, ou a capitalização, nesta última o Estado continua com o controle das ações.

Diante desse novo cenário, a luta pelo saneamento público com acesso universal deve ser intensificada. Água é vida, não mercadoria!

Estamos juntos! Assistam e participem da live!