Home História do Sintaema

História do Sintaema

História do Sindicato
foto_pagina_historia_do_sintaema

Fundado em 21 de março de 1975, o Sintaema é uma entidade representativa dos trabalhadores dos setores de saneamento e meio ambiente, tanto público quanto privado: Sabesp, CETESB, Fundação Florestal e empresas privadas. Atualmente o sindicato conta com mais de 10 mil sócios que acreditam na entidade, participando e apoiando todas as ações.

Em nossa luta diária, o objetivo maior é defender os direitos dos trabalhadores, fiscalizar as condições de trabalho e cobrar dos empregadores mais valorização do quadro funcional.

Na campanha salarial procuramos desenvolver um trabalho de mobilização e participação da categoria no sentido de construir uma pauta de reivindicações que mantenha os direitos, amplie conquistas e vislumbre novos horizontes na carreira, ou seja, garantir que o trabalhador obtenha a manutenção e avanços no acordo coletivo, a partir da garantia no emprego.

A atuação do Sintaema não se restringe apenas às questões corporativas. Como entidade de classe, busca interagir com os movimentos sociais, populares e institucionais, através de atos, manifestações públicas, palestras, oficinas e debates, combinando os interesses mais imediatos da categoria com os interesses gerais em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

No sentido de contribuir na construção de políticas públicas para os setores de Saneamento e Meio Ambiente, o Sintaema tem assentos em Conselhos, Câmaras Técnicas, agências de regulação com participação em fóruns e audiências, onde, além de contribuir com propostas, faz gestões junto a parlamentares.

Para atender os associados, o Sintaema tem Sede própria na capital paulista. Atualmente a diretoria do Sintaema é composta por 55 membros, tem mandato de quatro anos e é eleita pela categoria através do voto democrático dos associados em eleições específicas. Na base contamos com o importante trabalho de delegados sindicais, suplentes e comissão de trabalhadores.

O Sintaema busca diversificar suas ações, proporcionando aos associados benefícios ligados ao lazer, à cultura, formação e educação, visando o bem estar e capacitação da categoria com realização de palestras, debates, oficinas e atividades de lazer.
Para o bom desenvolvimento dos trabalhos internos e atendimento aos associados da ativa e dos aposentados o Sintaema conta com diretores de várias áreas.

Somos filiados à CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, à Fenatema – Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e ao Diesat- Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho. Também somos integrantes do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento.