Home Notícias Sabesp: Escala de plantão: Sintaema apresentará proposta ao MP

Sabesp: Escala de plantão: Sintaema apresentará proposta ao MP


Conforme encaminhado na audiência do Ministério Público (MP) semana passada, o Sintaema e a Sabesp se reuniram hoje (17) para tratar da questão dos trabalhadores que se ativam na escala de plantão e que, desde que a empresa fez as mudanças na jornada estão sendo prejudicados.

Sem trazer qualquer novidade, a empresa apresentou novamente os motivos que a levaram a fazer adequações, de acordo com solicitação do Ministério Público, ou seja, limitar em 2 horas extras diárias, garantir o descanso
semanal remunerado e o intervalo de descanso de 11 horas entre as jornadas. O Sintaema reiterou que a solução definitiva é a realização de concurso público para atender a esta demanda devido à falta de mão de obra nos polos
operacionais. Porém, até que esse pleito seja atendido, é necessário que haja uma solução mais imediata, uma vez que os modelos implantados recentemente pela Sabesp não estão dando certo.

Para exemplificar com mais contundência os problemas, alguns trabalhadores dos plantões participaram da reunião e expuseram os acontecimentos, como trabalhar todos os finais de semana, jornadas com horários comprometedores que acabam acarretando mais serviços com o aumento da carga de trabalho, entre outros inconvenientes. Irregularidades gravíssimas em algumas áreas foram colocadas em mesa pelo Sintaema que, no ensejo, criticou a postura da Sabesp em antecipar e implantar as mudanças antes de conversar com o sindicato, e reiterou que plantão é para cobrir emergências, e não trabalho do dia a dia.

Como proposta mais imediata o Sintaema pediu a padronização das escalas na escala 4x2x4 ou voltar às escalas no modo anterior às mudanças recém-implantadas até equacionar o problema. A Sabesp disse que a padronização não seria possível por causa das diferentes realidades das áreas, resposta esta que foi rebatida pelo sindicato, já que há equipes que cobrem e atendem até cinco áreas distintas.

Frente a isso foi estabelecido o consenso de se criar uma comissão para elaborar uma proposta de acordo com as necessidades dos trabalhadores e com o apoio da Sabesp para ser entregue ao Ministério Público.
Assim que esta proposta for construída, o que deve ser em breve, o sindicato divulgará aos companheiros e companheiras, sem perder de vista o foco do concurso público que a Sabesp deve solicitar o quanto antes.

Juntos na luta!