Sabesp-Começam as negociações da campanha salarial 2017

Publicado em 11/05/2017

Tamanho da fonte:

Na primeira rodada foi estabelecido o calendário de negociação

No dia 11 de maio aconteceu a primeira reunião de negociação da campanha salarial 2017 dos trabalhadores da Sabesp. Nessa primeira rodada o Sintaema reafirmou a necessidade de se garantir todas as conquistas que já estão no atual acordo e que esse é o patamar mínimo para se iniciar as negociações.

O Sintaema acrescentou ainda que apesar da recessão que o país enfrenta a empresa bateu recorde de lucros que foram construídos pelos trabalhadores, e nesse sentido é preciso que os mesmos sejam valorizados.
Outras pendências foram colocadas na reunião, como um reajuste mais substancial na cesta básica e a garantia de recursos para a solução de problemas enfrentados no plano de saúde pleno. Foi solicitado ainda que a data-base fosse reconhecida e a ultratividade do acordo coletivo fosse garantido, já que a súmula que assegurava a aplicação do acordo coletivo vigente até que o novo fosse construído foi cassada pelo ministro do Supremo, Gilmar Mendes, o que causa insegurança e preocupação aos trabalhadores.
A Sabesp disse que pretende negociar com tranquilidade para discutir a maior parte dos itens da pauta e que as negociações devem invadir o mês junho para que possa ser construído o melhor acordo “possível”. Na próxima reunião a empresa informou que a data-base deve ser reconhecida e que o descumprimento do atual acordo não foi cogitado pela direção da Sabesp.
Por fim, o Sintaema enalteceu a grande participação da categoria na greve geral do dia 28, dia em que mais de 40 milhões de trabalhadores protestaram contra as reformas trabalhista e da previdência que, se aprovadas, trarão grande retrocesso ao nosso país.
Dentro desse entendimento foi negociado que o desconto do dia e do DSR (que era o que a empresa iria executar) será convertido em compensação de maneira que será posteriormente definido.

Calendário de negociações:
17/5- Negociação específica sobre as escalas de plantão;
18/5 e 1º/6- Negociação geral (no dia 18 serão definidas outras datas de reuniões).

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo