História do Sintaema

História do Sindicato
foto_pagina_historia_do_sintaema

Sintaema – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Fundado em 21 de março de 1975, o Sintaema é uma entidade que representa e defende os trabalhadores do setor de saneamento e meio ambiente, entre eles os da Sabesp, Cetesb, Fundação Florestal e, de alguns anos para cá, de dezenas de empresas privadas. Atualmente o sindicato conta com mais de 14 mil sócios que acreditam na entidade, participando e apoiando todas as ações.

Em nossa luta diária, o objetivo maior é defender os direitos dos trabalhadores, fiscalizar as condições de trabalho e cobrar dos empregadores mais valorização do quadro funcional.

Na campanha salarial, procuramos desenvolver um trabalho de mobilização e participação da categoria, no sentido de construir uma pauta de reivindicações que amplie conquistas e vislumbre novos horizontes na carreira, ou seja, garantir que o trabalhador obtenha a manutenção e avanços no acordo coletivo, a partir da garantia no emprego.

A atuação do Sintaema não se restringe apenas às questões corporativas. Como entidade de classe, busca interagir com os movimentos sociais, populares e institucionais, através de atos, manifestações públicas, palestras, oficinas e debates, combinando os interesses mais imediatos com os interesses gerais da sociedade.

No sentido de contribuir na construção de políticas públicas para os setores de Saneamento e Meio Ambiente, o Sintaema tem assentos em Conselhos, Câmaras Técnicas e participação em fóruns e audiências, onde, além de contribuir com propostas, faz gestões junto a parlamentares.

Para atender os associados, o Sintaema tem sede própria e sub-sedes regionais no interior de São Paulo. A diretoria do Sintaema é composta por 55 membros, tem mandato de quatro anos e é eleita pela categoria através do voto democrático dos associados.

Tanto na sede quanto nas subsedes, o Sintaema conta com trabalhadores de várias áreas para o bom desenvolvimento dos trabalhos internos e atendimento aos sócios.

Sindicalize-se e venha fazer parte desta luta!!

Voltar ao Topo